quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CAPELÃO UBALDO

Padre Ubaldo Anselmo da Silveira

Nasceu aos 21 abril do ano de 1869, em Piedade do Paraopeba e batizado na igreja matriz desta mesma localidade em 01 junho do ano de 1869. Era filho legítimo de Joaquim José da Silveira e Maria Emília do Amaral.

Seus irmãos eram: Conceição Maria da Silveira, Joaquim Cândido da Silveira, Ubaldina Nila da Silveira, Anselmo Silveira, Leão Treze da Silveira (Tenente), Saturno da Silveira e Maria Josefa da Silveira.

Padre Ubaldo – então com 26 anos de idade – assumiu a paróquia em 1895, sucedendo o Padre José Joaquim de Mello Alvim, falecido em 23/4/1893.

Padre Ubaldo foi vigário de Piedade até 1912, período em que fez muitos melhoramentos e em que criou o Jubileu de N. Sa. da Piedade (1907).

  Em 1913 assumiu a paróquia de Prados - MG, cargo que exerceu por cerca de oito meses. Retornou a Piedade somente 38 anos depois de sua saída, em setembro de 1950, com 81 anos de idade, para presidir o 43º Jubileu.  Foi capelão da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira em Itaúna, onde faleceu e foi sepultado no  jazigo perpétuo da Paróquia de Santana  Itaúna no cemitério central da cidade.

 * Parte da biografia: Cadernos de História do Distrito de Piedade do Paraopeba

Clicar aqui para biografia completa 


Organização e Arte: Charles Aquino

Texto e Pesquisa:  Engenheiro Euler de Carvalho Cruz

Prefeitura de Itaúna / Sistema de Sepultamentos do município.  


Um comentário: