quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

OBRA BENEMÉRITA

JORNAL O IMPARCIAL
 SEXTA - FEIRA, 19 DE NOVEMBRO 1915.  

Está se construindo na próspera cidade mineira de Itaúna um moderno e confortável hospital de caridade, que o antigo comerciante daquella praça, sr. coronel Manoel Gonçalves de Souza Moreira, hoje presidente da Junta Commercial de Minas, vae doar á pobreza da zona Oeste do estado. É uma obra benemérita, das poucas que se conhecem no Brasil. Raros são os capitalistas que consomem as verbas da sua fortuna em donativos deste alcance. Contam-se nomes como Gonçalves de Araújo, Júlio Ottoni e José Carlos Rodrigues, aqui, o saudoso Halield, em Juiz de Fóra, e poucos outros. Nesta obra de benemerência, o coronel Manoel Gonçalves gastará seguramente cem contos de réis, visto numa linda explanada, á margem do rio São João, de salubérrimo clima, o disporá de todos os apetrechos da moderna cirurgia e clinica.
A casa de caridade "Coronel Manoel Gonçalves" terá: uma vasta enfermaria para mulheres, outra para homens, uma sala de cigurgia, uma capella, quatro quartos particulares, vasta cosinha independente, ampla lavanderia, um quarto para religiosas, dois lavabos, quatro  "Water-closets", duas banheiras completas, vestíbulo, sala para portaria, óptimo alpendre de entrada, tudo separado por seis vastos corredores, área ajardinada e uma passagem para a cosinha.
O edifício terá 32, m 35 de fundo por 27, m 90 de frente, e será todo de cantaria, concreto, cimento e argamassa de cal e areia, devidamente ladrilhado e assolhado.
Resta notar que o clima de Itaúna é um dos melhores do Brasil, óptimo para tuberculosos e convalescentes, e foi quase preferido pelo sábio Lund[1], quando procurou estabelecer-se no Brasil para sua cura.



[1]  Peter Wilhelm Lund : Diplomou-se em Medicina pela Universidade de Copenhague em 1821, doutorando-se posteriormente pela Universidade de Kiel. Grande estudioso de Botânica e Zoologia, viajou em 1825 para o Brasil, onde percorreu as províncias do Rio de Janeiro e São Paulo. Nestas excursões, coletou grande quantidade de material, que enviava, em parte, para o Museu de História Natural da Dinamarca.

*Digitado conforme original.



0 comments:

Postar um comentário