quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SANTA CASA DE ITAÚNA

Itaúna, 18 Agosto 1942
Exmo. Sr. Dr. Domingos Henriques Carlos da Silva
 M. D. Delegado de Ordem Social 
 Belo Horizonte

Eu, Urçini  Antonio de Oliveira, Brazileiro, Branco 42 anos casado, pae de  8 “oito” Filhos menores. Serviços: Machadeiro, enxadeiro, lavrador  , rezidente na Estação de Angicos neste município  chamado pelo srs. Regino Leonardo Rabello e seu Filho Pedro Regino Rabello, na sua fazenda próxima a villa de Cajurú , para prestar meos serviços de  Machadeiro Lavrador, em dias  do mez de maio de 1941 estando eu trabalhando na citada Fazenda e ao preço de 7000 diários, cerca de 3 horas da tarde do dia 13 do mesmo mez , quando eu lavrava uma pessa de madeira, chegava nesta ocazião  e hora  mais uma carrada de paús para  serem lavrados e  eis que surge uma manobra violenta com os Bois e Carro da qual veio uma pancada relampago da qual  quebrou minha perna acima do tornozello e esfaçelou o osso em deformação como consta da Radiografia e meo estado da ocazião até agora estando ruim  estado  de mizeria e pobreza e sem recurços para tratar.

Na ocazião o Fazendeiro citado digo, Pedro Regino Rabelo sendo genro do sr. Antônio Dellaretti , este rezidente em Cajurú  de nacionalidade Italiana que me procurou na Santa Caza para eu dar um reçibo sobre o açidente na quantia de 2000$000 duzentos mil reis, dando por findo o cazo, recuzei na presença dos enfermeiros assistentes da dita Santa Caza de Itaúna e isto se deu em prezença do sr. Delegado de Polícia de Itaúna o qual foi em Companhia do Sr. Delaretti do qual é intimo amigo apezar da inssistençia de ambos, recuzei, e a conçelhos  de amigos constitui o delegado Exm. Dr. José Cabral, o qual dirigiu-se a Justiça de Itaúna e feito o Inquérito policial o sr. delegado concluiu pela negativa em parte e desvirtuamento em outra parte apezar de eu ser um homem rustico e sem nenhúm preparo, nêm lêr ou escrevêr estou revoltado diante do feito, pois o Dr. Cabral requereu o inquerito dentro do prazo da lei e concluíndo o inquerito policial o rezultado é até contra mim.

Venho Sr.Delegado a Vª prezença na esperança de que vossa srª amparando  um póbre desgraçado dentro dos limites da lei de nosso Paiz, faça novo inquerito, porém com um Delegado indicado a altura que seja imparcial e reto , estando os autos em poder do sr. juiz de Direito de Itaúna este até hoje não manifestou porém diante dos autos vistos pelo Dr. José Cabral e da forma finalizada pela polícia, é fraca  a esperança de fazer valer a verdade a Justiça , a religião e açima de tudo o Patriotismo sem paixão. Sr. Delegado tenho a mais viva esperança na revizão e novo inquérito policial pois nesta zona são rarissimos os cazos que se apuram contra os pobres desgraçados como eu, leis boas e retas foram criadas pelo nosso chefe da nação o Sr. Dr. Getúlio Vargas, porém não chegaram aqui.

Estou atualmente na Stª Caza de Itaúna pôr favôr, e na espectativa de sêr cortada a perna a qualquér momento, minha idade 42 anos. De olhos fitos com fé no todo poderozo quero morrer com a esperança em vossa exmª.
Muito agradeçido
Assino – Urçini Antônio de Oliveira  



Texto conforme o original
Fonte pesquisa: A.P.M Arquivo Público Mineiro
Av. João Pinheiro 372, Funcionários
CEP 30130-180 | Belo Horizonte - MG 

DADOS DA PASTA       

Pasta 4680

DESCRIÇÃO DA PASTA

Nº 11 ,12,13                

Rolo: 068

Data: set. 1931 - dez. 1947

Imagens: 15

D.O.P.S (MG) Arquivo
Acervo Fotográfico: Shorpy (fotografia meramente ilustrativa)
Organização e Pesquisa: Charles Aquino


0 comments:

Postar um comentário