terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MANOEL GONÇALVES

Manoel Gonçalves de Souza Moreira

Entre os itaunenses ilustres, um dos maiores foi, sem dúvida, Manoel Gonçalves de Sousa Moreira. Morreu no primeiro quartel, quando ainda havia muita insensibilidade diante do sofrimento. E ele pensou em todos  os necessitados. Dono de uma fortuna considerável, usou de seu patrimônio para construir a Santa Casa e deixar-lhe fartos meios de subsistência . Pediu em testamento , que com o excesso das rendas do hospital, fossem construídos dois colégios - um para moças e outro para moços . E temos a Escola Normal e o Colégio Santana , erguidos com o que sobrava à Santa Casa. Mais tarde, sua viúva, Maria Gonçalves de Souza Moreira, Dª Cota, como a chamávamos, fundou o Orfanato São Vicente, dotando-o também com valioso patrimônio. Assim , o que temos de melhor, nas área da educação e da caridade - exceto a Universidade - devemos a Manuel Gonçalves de Souza Moreira . Não o conheci, lembra-me apenas o dia em que seu corpo chegou para um velório, numa das salas da Santa Casa, recém construída . Lá estive ainda criança, com minha mãe que lhe fora prestar sua última homenagem.
Um dos grandes valores doados à Santa Casa por Manoel Gonçalves de Sousa Moreira foi sua casa de residência , ampla e bonita , que eu conheci. Ocupava um lote enorme , na Rua Tupis, quase na esquina da Avenida Afonso Pena , onde hoje se erguem uma igreja e um colégio protestantes. O lote e o local eram de tal modo privilegiados que Ferreira Gonçalves, um grande amigo de Itaúna, na época de seu apogeu, fez uma oferta  extraordinária à Santa Casa. Construiria ali um belo prédio de 14 pavimentos .  A Santa  Casa exploraria as lojas, no térreo e ele, Ferreira Gonçalves , durante 10 anos  os 13 pavimentos superiores. Ao fim dos 10 anos a Santa Casa se tornaria proprietária de todo o prédio . Pude ver o projeto , pois Ferreira Gonçalves , ainda hoje é um bom amigo, apesar de agora nos encontrarmos  raramente e ele já estar vivendo os seus noventa e tantos anos.
 Itaúna é devedora a Manoel Gonçalves  de Sousa Moreira de uma justa homenagem . Faz pena ver o seu túmulo, ali na velha Santa Casa , tão esquecido e abandonado. Nada mais justo do que perpetuar-lhe a memória, com um bom monumento , numa das praças da cidade. Mais que ninguém ele o merece. A administração que o fizer terá honrado um dos maiores , se não o maior dos itaunenses .

Monsenhor Hilton Gonçalves de Sousa

Fonte : Jornal Brexó 1983

Acervo: Guaracy de Castro Nogueira



0 comments:

Postar um comentário